AULA 01

Sistema de operação e componentes funcionais

O aluno que fará o curso de ar condicionado de ônibus já estudou ar condicionado automotivo e tem conhecimentos de refrigeração. Claro que qualquer interessado pode fazer o curso, mas ao estudá-lo verá que é um curso bem aprofundado.

Se você já estudou ar condicionado automotivo poderá notar que o sistema de ar condicionado de ônibus possui bem mais componentes periféricos se comparado a um sistema de ar condicionado de automóvel de passeio.


Ciclo de refrigeração


O refrigerante gasoso sai do compressor em alta temperatura e flui para dentro do condensador. No condensador, o refrigerante gasoso é condensado em líquido refrigerante através da remoção do calor através da utilização de ventiladores.

Este líquido refrigerante flui para o receptor, o qual armazena o líquido. O refrigerante líquido flui para o receptor do supercooler. No supercooler, o líquido de refrigeração é arrefecido ainda mais.

O refrigerante líquido flui através do secador e dos filtros e é liberado para o evaporador através da válvula de expansão, transformando-se em baixa temperatura, o líquido de baixa pressão e da mistura gasosa.

Ao evaporar-se o líquido dentro do evaporador retirar o calor do ar quente que passa pelo evaporador.

Assim, todo o líquido mudará para a forma gasosa do evaporador e somente o refrigerante gasoso retornará ao compressor.

Controle da temperatura

A temperatura ambiente é controlada alterando a velocidade de rotação do compressor e de viragem do "liga" e "desliga" da válvula solenóide para o circuito bypass.
 
Quando a válvula solenóide é "ligada", o circuito de derivação é aberto para permitir que algum líquido de refrigeração no receptor evapore e flua para o lado de sucção do compressor, sempre em forma gasosa.

Isso reduz a quantidade de refrigerante líquido a fluir no evaporador, reduzindo a capacidade de arrefecimento
quando necessário.

CONDENSADOR & SUPERCOOLER
O condensador e supercooler são integrados numa única unidade. O condensador arrefece e liquefaz o gás refrigerante de alta pressão do compressor.
O supercooler arrefece ainda mais o refrigerante, que já foi arrefecido num refrigerante líquido sobrearrefecido.

TANQUE DE RECEPÇÃO
Ele separa o refrigerante que é arrefecido e liquefeito com o condensador para gás e líquido, e só envia refrigerante líquido para o evaporador.
Também armazena temporariamente o excesso de liquído refrigerante. Ele é instalado na saída do condensador.

Válvula de alívip (PRV)
Esta válvula libera fluido refrigeração parcial e protege o ciclo de refrigeração a quando a pressão no ciclo de refrigeração a torna-se anormalmente alta. É instalado na entrada receptora. Nota: Quando a válvula de alívio de pressão opera em pressão anormalmente alta do fluido de refrigeração, substitua-a por uma nova.

INTERRUPTOR DA PRESSÃO DE CONDENSAÇÃO
Detecta alta pressão do refrigerante para mudar a velocidade do motor do condensador. O ponto de contacto for aberta (DESLIGA), com o diafragma, se a pressão do refrigerante é abaixo do valor especificado (1.37Mpa), e é fechada (LIGA), empurrando para baixo a haste de pressão caso a pressão do fluido de refrigeração é de valor sobre especificado (1.76Mpa).

Este sinal é transmitido ao ar condicionado de controle do amplificador. Quando ele "abre" o sinal de entrada, a velocidade do motor do condensador é alterado para "alta", porque a pressão do refrigerante é julgado o mais alto. É instalado na entrada receptora.

Este sinal é transmitido ao ar condicionado de controle do amplificador. Quando "abre" o sinal de entrada, a velocidade do motor do condensador é alterado para "alta", porque pressão do refrigerante é avaliada a mais alta. É instalado na entrada receptora.

Até a próxima aula

     

        MundoMAQ ®
        São Paulo: (11)2626-9108

    Responsável: Prof. Moisés F. Pereira 
         CREA-SP: 5062053109
         
     
     Registro:
     901276030 

    Acrisoft: Av. Bandeirantes, 463 - São Roque - São Paulo - CEP: 18134-220       
                    CNPJ: 04.679.986/0001-29             

     
        Legalize-se em sua profissão. Cadastre-se no CTF.  
      


     Descubra-nos no Google+
        


    Cidades já atendidas a distância ou por cursos presenciais:

    São Paulo, Campinas, Sorocaba, Ribeirão Preto, Presidente Prudente, Araraquara, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Taubaté, Itu, Marília, Americana, Piracicaba, Rio Claro, Jaú, Araçatuba, Barretos, Limeira, Santo André, São Bernardo do Campo, Santos, Jundiaí, Rio de Janeiro, Petrópolis, Campos, Macaé, Nova Friburgo, Duque de Caxias, Barra Mansa, Volta Redonda, Teresópolis, Campos do Goytacazes, Cabo Frio, Niterói, Florianópolis, Blumenau, Joinville, Lajes, Chapecó, São José, Jaraguá do sul, Salvador, Feira de Santana, Lauro de Freitas, Ilhéus, Itabuna, Vitória da Conquista, Fortaleza, Sobral, Tianguá, Canindé, Maracanaú, Brasília, Taguatinga, Goiânia, Rio Verde, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Catalão, Jataí, Cuiabá, Campo Grande, Dourados, Belo Horizonte, Montes claros, Juiz de fora, Governador Valadares, Uberaba, Uberlândia, Betim, Contagem, Sete Lagoas, Ipatinga, Curitiba, Ponta Grossa, Maringá, Cascavel, Londrina, Recife, Olinda, Caruru, Jaboatão dos Guararapes, Petrolina, Teresina, Natal, Mossoró, Porto Alegre, Caxias do Sul, Santa Maria, Pelotas, Porto Velho, Boa Vista, Palmas, Aracajú, Rio Branco, Maceió, Macapá, Manaus, , João Pessoa, Vitória, Vila Velha, Cariacica, Belém, Santarém, São Luis.

     

     

    Site Powered By
        Olympic Web Design Site Builder
        Online web site design