Curso de refrigeração comercial
CURSO refrigeracao comercial

A refrigeração comercial envolve os equipamentos mais pesados que geralmente são utilizados no comércio, como por exemplo, os supermercados, açougues e frigoríficos. O curso de refrigeração comercial é dedicado principalmente aos técnicos em refrigeração residencial que já trabalham com geladeiras e freezers e desejam trabalhar também com os aparelhos da refrigeração comercial.

Abaixo temos uma aula de amostra para que o aluno possa ter uma noção do que é a refrigeração comercial.
Caso deseje informações como adquirir o curso completo, visite o site da Acrisoft.

Aula 01

Um sistema de refrigeração comercial divide-se em dois blocos básicos, sendo unidade condensadora e unidade evaporadora.

É da unidade evaporadora que sai o vento frio para o interior do ambiente a ser refrigerado.

Abaixo podemos ver a figura de uma unidade evaporadora.



O vento frio é injetado no ambiente a ser refrigerado através de hélices de ventiladores.

Em outras palavras, podemos dizer que o calor é removido do ambiente interno através da unidade evaporadora e expulso para o ambiente externo através da unidade condensadora.

Unidades condensadoras

As unidades condensadoras são consideradas o coração da refrigeração comercial, pois é na unidade condensadora que fica o compressor, que move o fluido refrigerante através da tubulação, fazendo-o circular por todo o sistema.

As unidades condensadoras podem ser do tipo hermética, semi-herméticas ou abertas.


Atenção: Os compressores em sua maioria são trifásicos e em alguns casos podem ser alimentados com tensões de valores relativamente altos e pode ser fatal se tocado em terminais de fios descobertos ou mesmo na carcaça do compressor com defeito se o técnico estiver com luva ou alicate de pouca isolação.

Por isso é recomendável que a eletricidade seja interrompida no momento de efetuar a manutenção no sistema.

Para efetuar manutenção em sistemas de refrigeração comercial é recomendável que o técnico em refrigeração também tenha conhecimentos suficientes sobre eletricidade.


Unidades herméticas


Abaixo vemos exemplos de unidades condensadoras herméticas.

Unidades herméticas são aquelas que utilizam compressores herméticos, ou seja, compressores do tipo fechado onde não e possível efetuar manutenções, sendo este compressor substituído inteiro quando apresenta defeito.




1.2 - Unidades semi-herméticas

São chamadas de unidades semi-herméticas aquelas unidades que utilizam compressores desmontáveis e passíveis de manutenção em caso de defeitos.




Vantagens e desvantagens

Cada tipo de compressor tem suas vantagens e desvantagens.

Compressor semi-hermético

1-Facilidade de reparação de diversas falhas mecânicas.

2-Possibilidade de monitoração do óleo através de visor de vidro.

3-Facilidade na troca do óleo do compressor.

Compressor hermético

O compressor hermético tem a vantagem de ter custo mais baixo que um compressor semi-hermético e também ser mais silencioso.

Os compressores herméticos possuem a desvantagem de não serem reparáveis, ou seja são em geral compressores descartáveis que devem serem repostos em caso de defeito.


Eficiência

Opta-se por uma unidade semi-hermética quando a aplicação exigir temperaturas mais baixas e também quando se deseja mais durabilidade e robustez e sem muita preocupação com o custo.


Quando é possível utilizar uma unidade hermética

Quando falamos de compressores com potência e até 3HP, as vezes pode-se optar por uma unidade hermética sem grande perda de eficiência.

A princípio, os compressores herméticos foram projetados para os sistemas de ar condicionado onde o baixo custo e a produção em massa eram fatores relevantes.

Mas depois passou-se a utilizar também esse tipo de compressor em sistemas de refrigeração onde era exigida apenas uma média temperatura, ou seja, não eram exigidas temperaturas tão baixas.

Em casos como o citado acima, passou-se a utilizar o compressor hermético com sucesso.

Dessa forma, os fabricantes começaram a aperfeiçoá-lo para maiores taxas de compressão.

Também houveram inovações tecnológicas que fizeram com que muitos compressores herméticos pudessem ser capazes de serem utilizados em aplicações que exigem temperaturas mais baixas.

Dessa forma alguns compressores herméticos passaram a ter expectativa de vida bem maior e não ficam muito atrás dos compressores semi-herméticos.

Estima-se em média 10 anos de vida para um compressor hermético de boa qualidade, contra 12 anos de vida para um compressor semi-hermético.

Note que nem sempre é viável a reparação do compressor semi-hermético.

Dessa forma, o semi-hermético sobrepuja o hermético na questão da eficiência quando se trata de sistemas que exigem temperaturas muito baixas e não necessariamente por causa da manutenção.


Categorias de compressor semi-hermético


As unidades com compressores semi-herméticos por sua vez se dividem em duas categorias, sendo:

_Unidades refrigeradas a ar

_Unidades refrigeradas à água

Sobre a unidade refrigerada a ar, trata-se da unidade já vista na figura acima.

Abaixo vemos a figura de uma unidade condensadora refrigerada à água.



Uma unidade condensadora refrigerada à água tem mais eficiência que uma unidade refrigerada a ar.

Porém em refrigeração comercial é mais comum nos depararmos com sistema refrigerados a ar.


1.3 - Unidades abertas

São unidades em que o motor e o compressor são distintamente visíveis.



Existe uma correia ligado o motor ao compressor.

Em casos de unidades abertas a correia é um outro item que deve ser observado.

Se a correia se quebra de todo o sistema para de funcionar e o defeito é óbvio.

Porém, existem casos em que correia torna-se frouxa, causando perda de rotação no compressor, ocasionando assim perda de eficiência no resfriamento nem sempre sendo um defeito fácil de detectar.

Por isso é recomendável a verificação periódica do estado da correia ou substituição preventiva da mesma de acordo com determinação do fabricante.

Antes de tocar na correia, desligue sempre a chave geral do sistema.

Pelo fato dos sistemas serem automatizados existe sempre o risco do motor girar a qualquer momento, podendo causar ferimentos gravíssimos nos dedos ou na mão.

Clique aqui para obter informações de como comprar o curso de refrigeração comercial da Acrisoft.


Todos os direitos reservados

     

        MundoMAQ ®
        São Paulo: (11)2626-9108

    Responsável: Prof. Moisés F. Pereira 
         CREA-SP: 5062053109
         
     
     Registro:
     901276030 

    Acrisoft: Av. Bandeirantes, 463 - São Roque - São Paulo - CEP: 18134-220       
                    CNPJ: 04.679.986/0001-29             

     
        Legalize-se em sua profissão. Cadastre-se no CTF.  
      


     Descubra-nos no Google+
        


    Cidades já atendidas a distância ou por cursos presenciais:

    São Paulo, Campinas, Sorocaba, Ribeirão Preto, Presidente Prudente, Araraquara, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Taubaté, Itu, Marília, Americana, Piracicaba, Rio Claro, Jaú, Araçatuba, Barretos, Limeira, Santo André, São Bernardo do Campo, Santos, Jundiaí, Rio de Janeiro, Petrópolis, Campos, Macaé, Nova Friburgo, Duque de Caxias, Barra Mansa, Volta Redonda, Teresópolis, Campos do Goytacazes, Cabo Frio, Niterói, Florianópolis, Blumenau, Joinville, Lajes, Chapecó, São José, Jaraguá do sul, Salvador, Feira de Santana, Lauro de Freitas, Ilhéus, Itabuna, Vitória da Conquista, Fortaleza, Sobral, Tianguá, Canindé, Maracanaú, Brasília, Taguatinga, Goiânia, Rio Verde, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Catalão, Jataí, Cuiabá, Campo Grande, Dourados, Belo Horizonte, Montes claros, Juiz de fora, Governador Valadares, Uberaba, Uberlândia, Betim, Contagem, Sete Lagoas, Ipatinga, Curitiba, Ponta Grossa, Maringá, Cascavel, Londrina, Recife, Olinda, Caruru, Jaboatão dos Guararapes, Petrolina, Teresina, Natal, Mossoró, Porto Alegre, Caxias do Sul, Santa Maria, Pelotas, Porto Velho, Boa Vista, Palmas, Aracajú, Rio Branco, Maceió, Macapá, Manaus, , João Pessoa, Vitória, Vila Velha, Cariacica, Belém, Santarém, São Luis.

     

     

    Site Powered By
        Olympic Web Design Site Builder
        Online web site design