Caminhão Refrigerado

Caminhões com baú refrigerado


Se você já trabalha com refrigeração, o curso de caminhão baú refrigerado é um curso indicado.

Um sistema de refrigeração de um caminhão baú poderia ser comparado com um grande aparelho de ar condicionado SPLIT, onde a unidade evaporadora fica dentro do baú que no caso do da caminhão é como se fosse uma câmara fria de um depósito. Já a unidade condensadora fica na parte externa.

Porém, claro, o sistema de refrigeração é bem diferente de um aparelho de ar condicionado, principalmente por causa da temperatura.

O sistema lembra também um sistema de ar condicionado automotivo devido ao compressor e as mangueiras.


Mostraremos agora uma aula de caminhão baú refrigerado.

Caso deseje comprar o curso completo pela Acrisoft, clique aqui.

Os caminhões com baú refrigerado são de grande importância no transporte de alimentos, pois permitem transportar carnes, legumes, sorvetes e outros itens em temperatura baixa e adequada para sua boa conservação.

Algumas marcas mais conhecidas são ThermoKing e Carrier.





Um sistema de refrigeração de um baú refrigerado convencional se divide em duas partes, sendo unidade evaporadora e unidade condensadora.

A unidade evaporadora trabalha com o vento frio e fica em contato com o interior do baú refrigerado.

A unidade condensadora fica fora do baú pois trabalha com fluido quente e também exala ar quente.

Dentro da unidade condensadora estão o compressor e o condensador.

Para que o sistema funcione o compressor deve entrar em movimento a fim de bombear o fluido.

Existem diversas técnicas para se movimentar compressor em um sistema de baú refrigerado.

Abaixo mostramos os principais sistemas.

Motor diesel independente

Esse sistema utiliza um motor diesel de dimensões reduzidas que fica dentro da própria unidade condensadora.




Basicamente existem dois tipos de motor diesel para esse tipo de aplicação, sendo motores para diesel vermelho ou diesel branco.

Alguns modelos de motores diesel podem utilizar catalisadores que ajudam a diminuir a emissão de poluentes.

Esse tipo de unidade condensadora tem a vantagem de trabalhar de forma independente e mesmo que haja um defeito no motor do caminhão, o compressor ainda assim continuará funcionando sem risco de degelo para os alimentos que estão congelados dentro do baú refrigerado desde que o tanque da unidade condensadora esteja devidamente abastecido com diesel.

Direct Drive

Compressores do tipo direct drive são aqueles que não possuem motores próprios para funcionar, mas dependem do motor do veículo para se movimentar.

Basicamente existem dois tipos direct drive.

1-Com alternador

No tipo com alternador, o motor do caminhão movimenta um alternador através de uma correia.

Ao receber o movimento de rotação, o alternador gera energia que é enviada para o compressor.

Dessa forma, nesse tipo de sistema o compressor é elétrico.
Pode ser também um compressor mecânico com motor elétrico.

Mas sempre o sistema necessita de energia elétrica por funcionar e por isso existe a necessidade de um alternador.

As ventoinhas que refrigeram o condensador são alimentadas com a energia elétrica gerada pelo alternador, bem como os controles elétricos e placas eletrônicas que fazem parte do sistema de refrigeração.


2-Com correia

No tipo com correia o motor movimenta diretamente o compressor através de uma correia.

Nesse caso o compressor é totalmente mecânico e possui sempre uma polia.




Dessa forma não existe energia elétrica sendo gerada para o compressor e sendo assim, as ventoinhas do condensador e demais componentes eletro-eletrônicos do sistema de refrigeração são alimentados com tensão de 12V ou 24V originária da bateria do veículo.

Sistema Eutético

O sistema de refrigeração com placas eutéticas pode ser utilizado para comidas congeladas para temperaturas negativas muito baixas, podendo atingir até
-25°C no interior do baú.

Pode ser utilizado também para distribuição de alimentos resfriados que geralmente necessitam de temperaturas positivas na faixa de
0°C até 4°C.

Esse tipo de sistema é mais econômico quando comparado com os sistemas com ventilação forçada.

Funcionamento das placas eutéticas

Abaixo podemos ver algumas exemplos de placas eutéticas.



O sistema de placas eutéticas funciona da seguinte forma:

Durante a noite quanto o caminhão está parado, um moto-compressor bombeia freon para o sistema e faz com que o fluido eutético que fica dentro das placa eutéticas congele, podendo chegar a até
-40°C.

Esse tipo de carga geralmente é feita quando os produtos são descarregados do baú refrigerado e esse não necessita estar em baixa temperatura.

O moto-compressor que bombeia freon a fim de refrigerar o fluido eutético necessita de uma fonte de tensão elétrica trifásica para funcionar.

Quando o caminhão sai e começa a circular com os alimentos no interior do baú refrigerado, passa a haver uma troca de calor entre as placas eutéticas e o alimentos.

Conforme o calor dos alimentos vai sendo absorvido pelas placas eutéticas, essas vão ganhando calor.

Dessa forma a temperatura das placas frias que estavam em uma temperatura negativa de até
-40°C vai aumentando até chegar em algo em torno de -25°.

Entretanto enquanto vai havendo a troca de calor entre as placas frias e o interior do baú refrigerado, a temperatura no interior do baú deve ficar sempre estável, devendo variar apenas a temperatura nas placas eutéticas.

O rendimento do sistema vai depender da quantidade de alimentos existentes dentro do baú refrigerado, bem como do isolamento das paredes baú.

Por exemplo, se as portas do baú do caminhão forem abertas muitas vezes, temperatura do fluido eutético vai aumentar mais rapidamente.

Geralmente o sistema de trocas de calor pode fazer com que o baú permaneça adequadamente refrigerado em um período que pode variar entre 10 até 20. horas

Quando a temperatura do fluido eutético aumenta a ponto de colocar em risco o rendimento do resfriamento dentro do baú refrigerado, é necessário novamente que o moto-compressor seja alimentado com uma tensão trifásica a fim de que o fluido eutético seja novamente congelado e volte a ter baixa temperatura.

A vantagem do sistema eutético é que mesmo que o caminhão apresente um defeito o sistema, este continua a manter o interior do baú refrigerado em baixa temperatura, pois não existe a necessidade de compressores ligados ou circulação de fluidos para que o baú fique refrigerado.

O curso de caminhão baú refrigerado é oferecido em duas modalidades.

Até a próxima aula

Acesse o link abaixo para ver como solicitar o curso de caminhão baú refrigerado.

Curso de caminhão baú refrigerado
 

     

        MundoMAQ ®
        São Paulo: (11)2626-9108

    Responsável: Prof. Moisés F. Pereira 
         CREA-SP: 5062053109
         
     
     Registro:
     901276030 

    Acrisoft: Av. Bandeirantes, 463 - São Roque - São Paulo - CEP: 18134-220       
                    CNPJ: 04.679.986/0001-29             

     
        Legalize-se em sua profissão. Cadastre-se no CTF.  
      


     Descubra-nos no Google+
        


    Cidades já atendidas a distância ou por cursos presenciais:

    São Paulo, Campinas, Sorocaba, Ribeirão Preto, Presidente Prudente, Araraquara, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Taubaté, Itu, Marília, Americana, Piracicaba, Rio Claro, Jaú, Araçatuba, Barretos, Limeira, Santo André, São Bernardo do Campo, Santos, Jundiaí, Rio de Janeiro, Petrópolis, Campos, Macaé, Nova Friburgo, Duque de Caxias, Barra Mansa, Volta Redonda, Teresópolis, Campos do Goytacazes, Cabo Frio, Niterói, Florianópolis, Blumenau, Joinville, Lajes, Chapecó, São José, Jaraguá do sul, Salvador, Feira de Santana, Lauro de Freitas, Ilhéus, Itabuna, Vitória da Conquista, Fortaleza, Sobral, Tianguá, Canindé, Maracanaú, Brasília, Taguatinga, Goiânia, Rio Verde, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Catalão, Jataí, Cuiabá, Campo Grande, Dourados, Belo Horizonte, Montes claros, Juiz de fora, Governador Valadares, Uberaba, Uberlândia, Betim, Contagem, Sete Lagoas, Ipatinga, Curitiba, Ponta Grossa, Maringá, Cascavel, Londrina, Recife, Olinda, Caruru, Jaboatão dos Guararapes, Petrolina, Teresina, Natal, Mossoró, Porto Alegre, Caxias do Sul, Santa Maria, Pelotas, Porto Velho, Boa Vista, Palmas, Aracajú, Rio Branco, Maceió, Macapá, Manaus, , João Pessoa, Vitória, Vila Velha, Cariacica, Belém, Santarém, São Luis.

     

     

    Site Powered By
        Olympic Web Design Site Builder
        Online web site design